ALGUMAS DICAS PARA UMA BOA PILOTAGEM
Vários são os tópicos que podemos discutir, mas escolhemos alguns que consideramos mais importantes então vamos a eles:
FREADA
Frear
deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado não importa se você está
lento ou rápido. O tipo de solo e a posição da moto (em pé ou
inclinada) podem influenciar muito no resultado da freada. Frear um moto
não é igual a frear uma bicicleta (freio traseiro), tenha sempre em
mente que as leis da física estão presentes e que não adianta você
lembrar-se dos seus tempos de criança quando lhe ensinaram a frear a
bicicleta com a roda de trás! A moto é diferente, todo peso desloca para
frente impulsionando a moto a permanecer em movimento (inércia dos
corpos), portanto você deve frear 70% com a roda dianteira e 30% com a
roda traseira, mas cuidado para não alicatar o freio (bloquear a roda) e
freio deve ser gradual e continuo até a moto parar. Freie sempre em pé,
evite frear em curva com a moto inclinada a chance de escorregar com a
dianteira grande, se pensar na traseira, esqueça! O resultado é pior! A
moto atravessará e chicoteará a traseira impulsionando você para cima
(chimada) e o tombo é certo! Reduza se possível pelo motor (freio motor)
ajudando com os dois freios suavemente, qualquer movimento brusco com o
guidom também poderá derrubá-lo. Prefira sempre frear antes das curvas e
não nelas! O freio que pára a moto é o dianteiro!
SINALIZAR A FREADA
Tenha
sempre em mente que seu companheiro que vem atrás nunca sabe quando
você vai frear até ver sua luz de freio acender, portanto facilite,
sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de frear propriamente,
isso poderá evitar um acidente!
FAIXA DIVISÓRIA DE PISTA
Esta
faixa que divide as pistas é sempre em alto relevo por ter uma camada
de tinta mais grossa e andar sobre ela às vezes desgoverna a moto,
portanto sempre segure firme seu guidom quando estiver sobre ela. Se a
pista estiver molhada, o cuidado sobre esta faixa deve ser muito maior,
pois esta tinta para brilhar a noite é feita com micro esferas de vidro e
o vidro molhado é altamente escorregadio, NUNCA TRACIONE! A moto sobre
estas faixas de marcação de pista é possível que a moto dispare a
rotação da roda traseira e quando passar a faixa ela certamente
escorregará demais, causando uma queda!
FAROL NO ESPELHO
Quando
você estiver por ultrapassar um veículo, sempre que possível coloque
seu farol no espelho retrovisor dele para facilitar a visão do
motorista. Na maioria das vezes quando ele lhe vê, dá uma "chegadinha"
para a direita e facilita a ultrapassagem, senão for assim, pelo menos
ele sabe que você está ali e que logo lhe ultrapassará.
MANCHAS NO ASFALTO
Tenha
sempre atenção com manchas no asfalto, na maioria das vezes pode ser
óleo ou consertos que podem estar desnivelados com a pista, em ambos os
casos evite, pois a chance de escorregar é sempre grande. Esteja sempre
atento a cheiros fortes, especialmente de combustíveis, o diesel é
extremamente escorregadio e às vezes um caminhão pode estar vazando ou
tenha tombado na pista, portanto cautela!
CABECEIRA DE PONTES:
Sempre
que for entrar na cabeceira de uma ponte ou sair dela levante do banco,
é normal o desnível e isso pode provocar um salto e o descontrole da
moto, se você estiver em pé nas pedaleiras, o impacto será menor. Outra
razão para fazer isso é sua coluna, o impacto que a suspensão não for
capaz de absorver será repassado para seu corpo mais exatamente para a
coluna e ao final de algumas horas de viajem você se lembrará desta
dica!
BURACOS
Como
enfrentá-los? Primeiro evite-os! Quando não for possível, freie o que
puder antes dele, NUNCA FREIE NO BURACO! A roda dianteira poderá trancar
e catapultá-lo, levante do banco e passe-o. Muitos buracos entortam o
aro e quando for pneu sem câmara, poderá esvaziar rapidamente, portanto
cuidado!
ESTERÇAR
Também
chamado de contra-esterço. Muitos motociclistas não conhecem este termo
ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidom ao contrário do sentido da
curva. Parece loucura? Mas não é! Faça um teste: quando estiver andando
em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidom para a
esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá
para a esquerda, mas não! Ela irá para a direita! Este resultado
deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de gravidade e
superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópio" (surge em
velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior conforme a velocidade
trata-se de um fenômeno físico criado pelo movimento das rodas da moto e
que tende a mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e
velocidade). Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! A moto
faz a curva com mais suavidade e leveza sem escapar de frente comum às
motos pesadas.
O B S E R V A Ç Ã O
Quanto
mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com
cuidado nas primeiras vezes. Para fazer isso em uma curva, ao começá-la
torça suavemente o guidom no sentido contrário da curva e incline o
corpo, normalmente como você sempre fez, verá que a moto inclinará mais
facilmente para dentro da curva na medida em que você esterçar mais,
portanto você poderá regular o raio de ação de sua curva esterçando mais
ou menos, Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está
inclinada, basta diminuir o esterçar para você levantar. Experimente!
Mas com cuidado! Sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!
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