Muitas mulheres quando estão grávidas se deparam com essa pergunta: posso ou não continuar dirigindo? Pode sim, desde que seguindo as recomendações médicas e estando alerta a algumas situações como o uso do cinto de segurança.
Não há nada no Código de Trânsito Brasileiro atual, diferente do anterior, que proíba a gestante de dirigir, porém os médicos alertam que as grávidas devem ter bom senso na hora de decidir se irão ou não enfrentar o trânsito. No começo da gravidez os enjoos e tonturas podem ser fatores que impedem a direção, pois são sintomas que tendem a piorar com o estresse causado pelos congestionamentos, por exemplo.
Já no final o impedimento pode ser o tamanho da barriga. Não é seguro para a mulher dirigir com a barriga muito perto do volante. Além disso, em carros com air bag, a gestante deve ir no banco de trás.
O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo, inclusive para as grávidas, mas elas devem usar o cinto de três pontos passando pelos ombros, entre os seios e abaixo da barriga.
Em motocicletas jamais. O risco para a gestante e o feto é muito maior, pois qualquer queda pode ser muito perigosa.02/01/2012 13h20 - Atualizado em 02/01/2012 13h21
Nenhum comentário:
Postar um comentário