Direção mais segura !!!


Direção segura para condutores de caminhão

29/11/2012 Por: 
Quando falamos em segurança, nos referimos a todos os condutores e pedestres que utilizam as vias, sem restrições. Mas os motoristas de caminhão devem ter alguns cuidados específicos com seus veículos para garantir seu bem estar.
As extensas jornadas de trabalho são um dos pontos que merecem destaque. A lei 12.619/12, que entrou em vigor em 17 de junho deste ano e regulamenta a profissão de motorista, teve impacto direto no trabalho dos condutores de caminhão. A nova regra estabelece, entre outros aspectos, um descanso de 11 horas a cada 24 horas trabalhadas. Com isso, o tempo máximo no volante é de quatro horas com intervalo de meia hora pra descanso. Essa medida visa reduzir o índice de motoristas que fazem uso de substâncias para disfarçar o cansaço e trabalhar durante mais horas, o que aumenta muito o risco de acidentes.
Confira alguns cuidados que devem ser adotados e ajudam a salvar vidas:
- Observe se os faróis estão em perfeitas condições e cuidado ao utilizar o farol alto, pois pode prejudicar a visibilidade dos motoristas que vem em sentido contrário;
- Fique atento à pressão dos pneus. Se ela não for adequada à determinada carga, pode ocasionar maior desgaste e perda de estabilidade;
- Cheque se as pastilhas de freio estão em perfeitas condições;
- Não faça ultrapassagens perigosas e respeite os limites de velocidade;
- Verifique a distribuição da carga no caminhão para garantir a estabilidade;
- Mantenha uma distância segura de outros veículos em vias de alta velocidade;
- Respeite o tempo determinado para condução do veículo. Não continue dirigindo se estiver se sentindo cansado. Faça uma pausa, descanse, e depois retome a viagem.
Seja um motorista responsável. Adote a direção defensiva e garanta a sua segurança e dos demais condutores!s

O uso do capacete é obrigatório e pode salvar vidas

19/11/2012 Por: 
O capacete é um item de segurança obrigatório para os motociclistas. Não só porque o Código de Trânsito Brasileiro exige o seu uso, mas também porque ajuda a evitar consequências mais graves em acidentes de trânsito.
 Para o uso correto, o capacete deve estar devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior,  e a viseira deve estar abaixada. Em lojas especializadas, eles são encontrados em várias cores e tamanhos, mas o ideal é que ele fique confortável na cabeça (nem maior, nem menor) e é indispensável que seja certificado pelo Inmetro. (Confira se o capacete apresenta o selo do órgão). Além disso, deve estar dentro do prazo de validade, que é de cinco anos. Caso o motociclista sofra algum acidente, o capacete deve ser inutilizado e outro deve ser adquirido.
Outro fator importante é ficar atento ao modelo do capacete. Alguns são proibidos por lei, como é o caso do coquinho que não protege a nuca. No caso de acidentes, a tendência desse modelo é sair da cabeça do condutor.
Ainda nos dias de hoje vemos muitos motociclistas que circulam pelas vias sem esse item de segurança. Além de ser considerada uma infração gravíssima, com multa de R$ 127,69 e perda de sete pontos na carteira, é um risco altíssimo que o condutor e o passageiro assumem. No caso de um acidente, o risco de fraturas graves na cabeça, uma região sensível do corpo, é consideravelmente diminuído com seu uso.
Não devemos ser negligentes com a nossa própria segurança. Cheque se o seu capacete atende às normas exigidas e, caso não tenha um, adquira imediatamente. Muitas vidas podem ser salvas com esse simples gesto. Seja consciente e alerte seus amigos.

Novas regras para 2014 reforçam a segurança dos veículos

25/10/2012 Por: 
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu que até 2014, 100% dos veículos produzidos no Brasil deverão conter, obrigatoriamente, dois itens de segurança dos condutores: os airbags e os freios ABS.
Em caso de colisões, o airbag pode salvar vidas ou reduzir a gravidade do ferimento do motorista e do passageiro. Já o sistema ABS, sigla em inglês para Sistema de Freios com Antitravamento, evita que as rodas do carro sejam arrastadas durante a frenagem, mesmo em pisos molhados ou com índices de aderência diferentes entre um lado e outro do veículo. Assim, em situações de emergência, o veículo mantém a trajetória e o motorista não perde a capacidade de fazer manobras de desvio que, muitas vezes, podem evitar colisões graves.
A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva lançou uma cartilha informativa sobre os dois itens de segurança. Vejam algumas dicas:
- O airbag não substitui o cinto de segurança! Eles são complementares: o cinto garante a retenção necessária para uma eficaz atuação do airbag, além de garantir a correta trajetória do ocupante na direção da bolsa de ar;
- Nunca deixe objetos no colo ou na boca e nem crianças e animais entre você e o airbag. Caso ocorra algum acidente, as lesões podem ser agravadas;
- Em uma frenagem de emergência, nos veículos equipados com o sistema ABS, o condutor deve pressionar o pedal de freio com a máxima força e manter pressionado, para que ele atue com eficácia;
- Os veículos com freios ABS possuem uma lâmpada no painel que indica qualquer tipo de anomalia no sistema. Fique atento!
As cartilhas informativas encontram-se no site do Denatran e vocês podem conferir nesse endereço: http://www.denatran.gov.br/ultimas/201200801_cartilhas.htm
Informe-se para garantir ainda mais a sua segurança e dos demais passageiros!

Segurança no trânsito: vamos fazer a nossa parte!

25/09/2012 Por: 
Hoje é o Dia Nacional do Trânsito. Durante uma semana tivemos aqui no blog muitas informações sobre a realidade do trânsito brasileiro em comemoração à Semana Nacional do Trânsito com o tema ‘Não Exceda a Velocidade. Preserve a Vida!’. Tivemos a oportunidade de conhecer números atuais de acidentes de trânsito, histórias de pessoas que tiveram suas vidas marcadas pela violência nas vias e dicas para agirmos de forma mais segura como motoristas ou pedestres.
Não podemos nos preocupar com a segurança somente durante essa data. Estamos vivendo a Década de Ação Para a Segurança no Trânsito, em que os países participantes devem apresentar uma redução em pelo menos 50% do número de mortes e acidentes no trânsito, entre os anos de 2011 e 2020, e o que podemos fazer para atingir essa meta e quem sabe superá-la?
A conscientização é muito importante e deve começar desde cedo. Aproveitem o dia de hoje para conversar com seus filhos, sobrinhos e netos sobre educação no trânsito. Sejam exemplos para eles enquanto estiverem conduzindo seus veículos ou transitando pelas ruas. Respeitem sempre os limites de velocidade, façam ultrapassagens seguras, usem o cinto de segurança e nunca dirijam sobre o efeito do álcool. Cuidem bem dos seus carros, motos ou caminhões. Tenham em mente que pequenos atos de gentileza e respeito podem ajudar a fazer uma realidade muito melhor nas ruas e estradas brasileiras.
Lembre-se que todo motorista é tambem pedestre. E o cuidado com  a vida própria e a do próximo vale para todos.  E continuem acompanhando nosso blog! Teremos sempre dicas e notícias atuais sobre trânsito. Participem, deixem comentários, pois também queremos ouvir vocês! E não se esqueçam: a segurança é uma responsabilidade de todos! Feliz Dia Nacional do Trânsito!

PARTICIPE DESSA HISTÓRIA
Conheça a história da Talia, uma jovem que optou por abusar da velocidade quando ganhou o seu primeiro carro. O contexto se passa no Facebook entre ela e seus amigos. E você escolhe o final.

Pedestres, sejam cautelosos no trânsito

21/09/2012 Por: 
Amanhã, dia 22 de setembro é o Dia Mundial do Pedestre. E nas ruas não é só o motorista que precisa tomar cuidado para evitar acidentes. Pedestres também precisam estar atentos ao caminhar pelas vias, a fim de que não aconteçam atropelamentos e tragédias.
De acordo com dados estatísticos da Seguradora Líder DPVAT, do total das 216.150 indenizações pagas  no primeiro semestre de 2012 pelo Seguro DPVAT em casos de morte, invalidez permanente e despesas médicas, 24% foram destinadas aos pedestres, perdendo apenas para os condutores (motoristas + motociclistas), que representaram 59% do total das indenizações.
Além dos princípios básicos para a segurança do pedestre (observar o tráfego, olhar atentamente em todas as direções ao atravessar a rua), há outros cuidados que ajudarão a fazer do trânsito de quem caminha pelas ruas cada vez mais seguro.
► Atravesse sempre na faixa de pedestres;
► Respeite a sinalização para o pedestre, quando houver;
► Utilize as passarelas para pedestres nas grandes avenidas ou rodovias;
► Nunca desça de um ônibus fora do ponto;
► Não abra a porta ou desça de um carro sem primeiro olhar se estão passando pedestres ou veículos;
► Jamais tente atravessar uma via se o sinal estiver aberto para os carros;
► Não passe correndo na frente de uma garagem. O motorista pode não estar vendo você.
Lembre-se, você pode não controlar o motorista do carro, mas sua disciplina ao andar pelas ruas pode garantir sua vida.
Amanhã também é o Dia Mundial Sem Carro. Que tal uma caminhada com segurança?

Qual o melhor calçado para dirigir

13/08/2012 Por: 

Quando se trata de direção e trânsito, até o calçado utilizado pelo motorista deve ser escolhido com cuidado. Um sapato que não ofereça conforto e segurança ao condutor pode comprometer seriamente a segurança do trânsito.
O artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é bem claro: é proibido dirigir usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa o uso dos pedais, como chinelo de dedo, tamancos ou outro calçado que não tenha as tiras presas atrás dos calcanhares. Quem é pego dirigindo de chinelos recebe 4 pontos na carteira de habilitação, além de uma multa de R$ 85,13.
Muitos têm o hábito de guiar o automóvel descalço, o que embora não tenha objeção direta pelo CTB, não é uma prática recomendável. O ideal é que o calçado tenha um solado fino e que não saia do pé, não escorregue e permita ao motorista sentir bem os pedais. Até mesmo os cadarços de tênis merecem atenção, devendo estar sempre bem amarrados.  Para mulheres, é importante frisar que saltos altos não são os mais adequados para o momento, podendo atrapalhar o movimento dos pés. Nesses casos, dê preferência a modelos tipo mocassins e sapatilhas.
Lembre-se que seguindo as recomendações, além de contribuir por um trânsito sem acidentes, você ainda pode evitar dores e lesões nos pés e tornozelos.

Mulheres grávidas ao volante

02/08/2012 Por: 
Existe muita discussão em torno da questão da segurança de mulheres grávidas ao volante. O antigo Código de Trânsito brasileiro recomendava a direção veicular para gestantes somente até o quinto mês de gestação, mas o atual não faz nenhuma restrição, deixando a critério do médico que acompanha a gravidez.
De acordo com alguns especialistas, principalmente quando a gestante for motorista profissional, a atenção deve ser redobrada. As condições do trânsito, como barulho, a vibração do veículo e o estresse, exigem um maior monitoramento da saúde da mãe e do bebê.
Para as demais gestantes que precisam dirigir seus veículos e não têm nenhuma restrição médica, existem algumas dicas:
- Não deixe de usar o cinto de segurança! Ele deve ser ajustado para que não fique sobre a barriga. A faixa diagonal deve passar no meio do ombro, depois entre os seios e ficar lateralmente ao abdômen. E a faixa inferior deve ficar abaixo da barriga;
- O acesso aos pedais deve ser bastante cômodo, com a máxima distância possível entre a barriga e o volante, e que permitam a direção segura e eficiente;
- Não dirija se estiver com tonturas, vômitos e enjôos.
O importante é que a gestante esteja bem e confiante o suficiente e que busque orientação médica sempre que surgir alguma dúvida!

Dicas para viajar seguro nas férias

19/07/2012 Por: 
As férias de julho já começaram e, para muitas pessoas, isso significa pegar aestrada para viajar. Com o aumento do fluxo de veículos, a atenção deve ser dobrada para evitar acidentes e garantir que a viagem ocorra sem nenhuma surpresa.
Antes de sair, faça um check-up no carro e certifique-se de que o motor, os freios, os pneus e o nível de óleo estão em boas condições. O motorista também tem a opção de levar o seu veículo a uma oficina, pra que seja realizada uma revisão completa. Além disso, não se esqueça de deixar os cintos de segurança livres para serem utilizados, verificar a validade do extintor de incêndio e se o kit de primeiros socorros está completo. (Confira mais informações sobre o kit aqui)
Uma vez na estrada, respeite os limites de velocidade e a sinalização e não faça ultrapassagens perigosas. Sempre mantenha uma distância segura do veículo da frente, para garantir um bom tempo de reação caso haja uma mudança brusca na condução do mesmo. E nunca dirija após consumir bebida alcoólica. A segurança é um item que não pode faltar na sua bagagem.
Boa viagem e boas férias!

Sustentabilidade no trânsito

18/06/2012 Por: 
Nessa semana o Rio de Janeiro recebe a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20. O debate sobre sustentabilidade e meio ambiente não deve ficar restrito ao evento. Você, motorista, pode fazer a diferença, mudando pequenos hábitos e cuidados com o carro que podem deixá-lo menos poluente e mais sustentável.
- Ao lavar o carro, utilize produtos pouco tóxicos e, claro, economize a água;
- Faça uma revisão regularmente. Um carro em boas condições de funcionamento não terá problemas de escapamentos, vazamentos de óleos, entre outros;
- Mantenha os pneus sempre calibrados, melhorando o desempenho do carro e economizando combustível.
- Quando possível, utilize o transporte público ou bicicleta.

Pequenas distrações podem ser arriscadas

07/05/2012 Por: 

Estudos da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), órgão de segurança no trânsito do Ministério dos Transportes dos EUA, indicam que o uso de celular ao volante aumenta em 23 vezes o risco de acidentes. Mas não é só o celular que coloca o motorista em situação de risco. Veja algumas dessas situações:
- Som: procure selecionar o que quer ouvir enquanto o veículo estiver parado. Evite o volume alto porque encobre o som da buzina de outros carros e do apito do agente de trânsito;
- Cigarro: O correto é não fumar. Dirigir com uma das mãos é infração de trânsito de natureza média, punida com multa. Mas, se insistir fazê-lo, jogue as cinzas no cinzeiro do carro;
- Produtos de beleza: Não retoque a maquiagem ou o cabelo enquanto dirige. Pare o carro para se embelezar. O espelho do para-sol só deve ser usado quando o veículo estiver parado;
- Comida e Bebida: De preferência, só consuma quando estiver estacionado, pois para comer precisará tirar uma das mãos do volante, cometendo uma infração. Os alimentos devem ficar firmes para não cair e as bebidas devem ser armazenadas de forma que não derramem, para evitar distrações.
Lembre-se sempre de que a segurança deve vir em primeiro lugar!

Fonte: Portal do Trânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário