Manobrar o carro em espaços pequenos : golpe de vista ou prática?



Condutores, uma das maiores dificuldades de quem está (re)aprendendo a dirigir ou dirigindo há pouco tempo é executar manobras com o carro, principalmente de ré, em espaços muito pequenos como garagens, estacionamento na rua, baliza e outros.

Você vai tirar suas dúvidas com outros motoristas mais experientes e eles dizem coisas como: "tem que ter golpe de vista". Mas, afinal, o que é o golpe de vista? Um olho que luta judô? Karatê? Como se desenvolve o tal golpe de vista?



Geralmente as pessoas cobram demais dos motoristas novatos, que estão começando a dirigir e simplesmente dizem que tem que ter golpe de vista, mas não explicam, como se golpe de vista fosse uma dádiva, um superpoder, uma capacidade extraordinária que só alguns tem. E eu digo uma coisa prá vocês: todo mundo pode ter um excelente golpe de vista desde que treine a visão para isso.

Eu tenho um excelente golpe de vista para manobrar de ré e vou dizer prá vocês como eu desenvolvi esse "superpoder": batendo atrás do carro do vizinho da minha mãe com 3 meses de PPD. Fui manobrar de ré, não olhei no retrovisor e dei com tudo. Na época, R$ 400 paus de prejuízo. Vai ver se o golpe de vista não desenvolveu rapidinho!

O que eu quero dizer com isso é que vc não precisa bater primeiro prá ficar bom depois:

1. Golpe de vista se desenvolve com os treinos

2. manobre seu carro na garagem de casa, na calçada, em pequenos espaços;

3. Aprenda a desenvolver o hábito de olhar nos espelhos retrovisores internos e externos enquanto manobra: faça um movimento, olhe no retrovisor, desça do carro e vá lá conferir a distância, entre no carro e manobre de novo até se acostumar;

4. Carro quase parado, manobrando em baixa velocidade vai requerer mais voltas/movimentos de volante

5. quanto maior a velocidade menor movimento de volante

6. Improvise nos treinamentos: coloque caixas de papelão, cabos de vassoura, baldes, enfim, qualquer objeto que caso vc encoste ao manobrar não estrague o carro

7. Um exercício bom para desenvolver o golpe de vista é aproximar-se ao máximo de um ponto de referência: uma calçada, caixas de papelão ou mesmo pessoas: vá se aproximando o máximo que puder até que a pessoa diga PARE. Desça do carro e va lá conferir a distância;

8. A imagem refletida nos espelhos do carro não dão 100% de garantia de fidelidade: manobre, desça do carro e vá conferir que vc vai se surpreender com a distância que ainda falta para encostar no obstáculo;

9. No começo, geralmente estacionamos achando que deu o espaço, mas quando vamos conferir ainda falta um espação: esse problema se resolve treinando, brincando de aproximar o carro o máximo que podemos de um ponto de referência.

Isso é golpe de vista: acostumar o olho aos espaços que temos no trânsito. Pronto. Nada demais. Nenhum superpoder. Nenhuma capacidade extraordinária que só alguns tem.

Golpe de vista vem com os treinos, moçada! Entrando no carro, manobrando, olhando nos retrovisores, se aproximando de pontos de referência, descendo prá olhar, encostar mais, afastar, tudo com calma e tranquilidade. É claro que motorista experiente tem mais golpe de vista que os novatos porque o motorista experiente dirige o tempo todo há muito tempo. 

É só alguns treinos com dedicação e quero ver se neguinho não desenvolve um bom golpe de vista!

7 comentários:

  1. Valeu pelas dicas, já tinha em mente, agora é que vou treinar mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Fui estacionar na garagem do prédio e encostei o carro na pilastra! Aí não ia nem voltava. Me desesperei e pisei fundo no acelerador. Resultado: arranquei o concreto e amassei o carro! Às vezes tenho vontade de desistir... vou confessar, não sou nenhum descoordenado, luto taekwondo, jogo basquete, pratico natação, mas dirigir, ah!, dirigir está sendo o desafio da MINHA VIDA!!!

    ResponderExcluir
  3. Eh rafael vc nao eh o unico... eu estou quase desistindo, sempre me considerei uma pessoa inteligente, com facilidade para aprender s coisas mas dirigir... esta sendo a coisa mais dificil q jah fiz na vida, me sinto descordenada e frustrada e pra ajudar meu marido soh reclama qndo entro no carro.. enfim boa sorte no seu novo desafio!!!!

    ResponderExcluir
  4. estou a pouco habilitada (PPD) e confesso que não é fácil, a cada dia uma situação nova, motoristas diferentes nos cercam, uns calmos outros sem paciência, não somos os únicos, o q nos fará melhorar e seguir as dicas deste blog e treinar, acreditar, simular situaççoes ate desenvolvermos nossas habilitadas no volante e manobras, se possível distante de pessoas q só nos jogam pra baixo, muita calma e chegaremos a mestre do volante, eu creio.

    ResponderExcluir
  5. estou a pouco habilitada (PPD) e confesso que não é fácil, a cada dia uma situação nova, motoristas diferentes nos cercam, uns calmos outros sem paciência, não somos os únicos, o q nos fará melhorar e seguir as dicas deste blog e treinar, acreditar, simular situaççoes ate desenvolvermos nossas habilitadas no volante e manobras, se possível distante de pessoas q só nos jogam pra baixo, muita calma e chegaremos a mestre do volante, eu creio.

    ResponderExcluir
  6. Mano sei dirigir .mas tenho um problema não tenho carro mas não consigo ficar tranquilo dirigindo carro dos outros.

    ResponderExcluir