Dicas para dirigir com segurança - Como evitar multas



Estar no trânsito é uma arte, dirigir (ou pilotar) obedecendo todas as leis de trânsito por sua vez é mais que uma obrigação, colabora com sua segurança, a segurança das outras pessoas, permite um bom fluxo de veículos e ainda é econômico.


 







código de transito brasileiro prevê penalidades para os motoristas que desrespeitam a lei, penalidades essas que vão desde uma simples advertência até as temidas multas. Para te ajudar a evitá-las Comofas trás até vocês este guia sobre como evitar multas no transito.












Vamos as dicas




 
1) Respeite os limites de velocidade, tanto o mínimo quanto o máximo permitido. Por mais que uma via bem pavimentada, reta e relativamente vazia te tente a pisar fundo no acelerador, evite! Além de colocar sua vida em risco você estará se sujeitando à ser pego e multado, por algum radar ou guarda de trânsito daquele local.
Lembre-se: Do mesmo modo andar muito devagar pode atrapalhar o tráfego, por isso nunca ande abaixo da metade do limite máximo permitido, você pode ser multado por estar obstruindo a via.

 

2) Não faça exibicionismos, dirija com responsabilidade. Muitos motoristas costumam fazer demonstrações de perícias para as quais não está habilitado ou mesmo autorizado colocando em risco sua vida e a de outras pessoas. Uma multa por tal motivo é mais que merecida. Evite.


 

3) Não fale ao celular enquanto dirige. Mesmo o sistema “hands free” pode tirar sua atenção do trânsito enquanto dirige, caso seja totalmente necessário atender o telefone, é melhor parar no acostamento evitando assim multas e acidentes.

 

4) Sempre utilize o cinto de segurança, mesmo para percorrer pequenas distancias. Lembre-se que o cinto de segurança é de responsabilidade do motorista, que receberá uma multa para cada passageiro que não estiver usando-o.

 

5) Respeite a sinalização. É verdade que para no sinal vermelho tarde da noite em uma rua deserta é o mesmo que pedir para ser assaltado, mas durante o dia respeitar os sinais luminosos é obrigatório. Da mesma forma as placas devem ser obedecidas, elas orientam e determinam o transito.
6) Não dirija no acostamento.
7) Esteja sempre atento. Muita distração no transito pode te levar a ignorar placas e sinais aumentando o risco de acidentes e multas.
 

8) Não dirija alcoolizado. Além de gerar multa é uma atitude considerada criminosa no Brasil.


9) Não dirija se estiver utilizando algum medicamento que prejudique sua coordenação motora e reflexos.
 
10) Esteja sempre atento ao combustível bem como as condições mecânicas do seu carro, obstruir o trânsito, mesmo que seja por motivo mecânico, é punido com multa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário