Você está num morro e todos os carros vão parando;o que fazer ?






Olá condutores!
Verão chegando e parece que toda praia se esconde atrás de um morro ou de uma serra que a gente tem que subir. Daí todo mundo tem a mesma ideia de ir para a praia que vc vai: o trânsito fica lento, congestionado ou mesmo parado com todo mundo literalmente pendurado na subida. E agora, o que fazer para segurar o carro e não deixar voltar?

Calma que a situação é menos desesperadora do que vocês pensam. Isso acontece com todo mundo e nos primeiros meses dirigindo é comum bater aquela ansiedade. Se já tem pessoas que não gostam de pegar congestionamento e trânsito lento em terreno plano, assim:



Imagina lentidão e carro parando na subida, como na foto abaixo:

Imagina essa subidinha cheia de carros, todo mundo paradinho, um atrás do outro que nem formiga, como na foto seguinte e ainda mais com chuva:

Condutores, dirigir se aprende dirigindo e situações como essas vão se tornar NORMAIS para todos nós em pouco tempo. Mas tem que dirigir, tem que treinar, tem que dominar os fundamentos básicos, o Be A Bá, o arroz com feijão que a maioria não gosta ou não tem paciência de treinar (meia embreagem, saída com freio de mão).

1. verifique todos os itens de segurança do seu carro antes de sair , inclusive a calibragem de pneus, a água porque o motor vai estar trabalhando direto embaixo de sol quente; verifique  todas as luzes do carro, freios  de pé e de mão e tudo mais. O motor tem que estar no ponto para uma viagem segura. Carburador e bicos injetores limpíssimos para o carro não ficar se tremendo todo quando pára (batendo motor) ou com a marcha lenta desregulada, que faz o carro ficar acelerado demais ou fraco para sair e subir morro

2. Sinalize todas as suas intenções com antecedência. Na estrada a sua comunicação com os outros motoristas são as luzes do carro;

3. Na BR ou rodovia siga a regra da distância x velocidade: 80km de velocidade, + ou - 80 metros de distância; dos outros carros. Nos engarrafamentos e trânsito lento dê 1 carro de distância do carro da frente;

4. Domine a meia embreagem para tudo: em trânsito lento não dá para ficar colocando ponto e morto e puxando freio de mão toda hora prá não desgastar embreagem; o mais importante é a saída certeira, sem chance do carro voltar, ainda mais se vc começou a pegar estrada agora;

5. Se a fila de carros estiver lenta, ande de 1ª marcha, sempre com o pé pisando o suficiente na embreagem para o carro não soquear ou não morrer. Se a fila parar por pouco tempo, segure na meia embreagem até o ponto que o carro começa a entrar em movimento e vá soltando o pé do freio para o carro ir andando sozinho e pisando no freio para ele parar;

6. Se a fila parar de vez e vc ficar numa ladeira ou subida por pouco tempo, carro ligado, ponto morto e freio de mão puxado. Na saída, faça a meia embreagem e de preferência metade do pé no freio e metade no acelerador para dar giro no motor antes de sair;

7. Se a fila tá naquele pára e anda, quanto mais vc tiver controle da saída com freio de mão, melhor

8. Há situações que vc se sentirá mais seguro e confiante segurando o carro na meia embreagem, pisando metade do pé no freio e a outra metade no acelerador para garantir uma saída certeira, sem chance do carro voltar.

9. Controle tudo pelo retrovisor de dentro do carro, mas evite ficar olhando quando for colocar o carro em movimento: toda atenção tem que estar no carro da frente. Fique tranquilo que o condutor de trás vai cuidar da traseira do teu carro;

10. Quando a fila começar a andar saia DEVAGAR, pois o que mais causa batida é sair rápido achando que a fila andou de vez  e o cara da frente pára logo em seguida. O condutor de trás vai acompanhar a tua saída e se vc frear de repente vai estar forçando uma colisão traseira com certeza.

Sacaram a importância do controle emocional, dos pedais, meia embreagem e freio de mão?

8 comentários:

  1. Ola tudo bem ? gostei muito das sua explicações pena que não da pra enxergar direito essas letras azuis.val Obrigado

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  2. Oi Ana,
    Clica com o botão direito do mouse em cima das letras e arrasta que vc vai ver tudo com letras brancas; abç

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  3. Ótimas dicas.sou motorista iniciante
    É o começo É bem difícil ter domínio total da embreagem.

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  4. Cara to começando a dirigir e tinha muita dúvida nisso e consegui tirar e fazer... Eu estava com o carro numa subida mais com o carro apontando pra descida, então eu tinha que dá a ré para entrar numa rua e depois subir... Tinha outra opção que era descer o carro, e lá embaixo manobrar e voltar... enfim... Lembrando dessa explicação eu coloquei o pé no freio e na embreagem... Passei a marcha ré, Com o pé ainda no freio vou tirando aos poucos o pé da embreagem, deixando ela vibrar e tirei devagar o pé do freio e o carro foi pra trás... Fiz direito e mais confiante... Vlw mesmo pela explicação!!!

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  5. O que fazer se o carro afogar na subida e começar descer de ré?? aconteceu comigo hj, n conseguia parar o carro e ele foi descendo de ré.. entrei em pânico!!!

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  6. Nossa tudo bem explicadinho..era tudo q eu precisava saber.valeu.

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  7. Como pisar no acelerador e no freio ao mesmo tempo ??? Fazendo meia embreagem não dá

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